6 de maio de 2009

DUBLAGEM INESQUECÍVEL (02): JORNADA NAS ESTRELAS




Jornada nas Estrelas narrava as aventuras da tripulação da nave estelar USS Enterprise, da Federação dos Planetas Unidos, numa missão de cinco anos para explorar novos mundos e procurar novas formas de vida e civilizações.

Com o decorrer dos episódios, quando a tripulação começa a passar por toda sorte de perigos, alguns personagens começam a ter destaque como a presença constante do Dr. McCoy, com seu caráter extremamente humano, geralmente em conflito com a lógica fria do Sr. Spock, assim como o "jogo de cintura" do capitão Kirk para resolver determinados assuntos.


A série foi bastante ousada por introduzir um personagem russo, em plena guerra fria, o tenente Pavel Chekov como navegador e além de uma atriz negra para um papel destacado numa época onde a segregação racial ainda era muito forte nos Estados Unidos.

Esta série protagonizou o primeiro beijo inter-racional da televisão norte-americana. A série foi cancelada ao final da terceira temporada, mas devido as constantes reprises em outros canais dos seus episódios, acabou se tornando um fenômeno de popularidade.


 Criada pelo roteirista e produtor Gene Roddenberry e apresentada pela primeira vez nos Estados Unidos, pela rede NBC, entre 1966 a 1969, num total de 79 episódios.


**JORNADA NAS ESTRELAS NO BRASIL**

A série estreou em 1967, pela extinta TV Excelsior de São Paulo, às quintas-feiras no horário das 22h30. O sucesso foi tão rápido que a emissora resolveu exibí-la duas vezes por semana, também aos domingos às 22h. A TV Excelsior exibiu toda a série e foi a única vez que todos os episódios dublados pela AIC foram exibidos.

Em 1970, com a falência da emissora, Jornada nas Estrelas fica fora do ar por alguns anos, mas em 1974 retorna às 16h pela extinta TV Tupi, sendo exibida diariamente, de segunda à sexta, fazendo uma dupla com a série Viagem ao Fundo do Mar, que era exibida às 15h. Ambas foram exibidas durante um ano, até meados de 1975.

Em 1982, com o sucesso dos longas de Jornada nas Estrelas no Cinema, a série retorna pela TV Bandeirantes. Inicialmente era exibida diariamente às 17h, mas em 1983, a série chegou a ocupar o horário nobre das 20h30. Foi a última vez que Jornada nas Estrelas foi exibida com a dublagem da AIC.

Em 1985, a distribuidora responsável, Brás Continental, encerrou as suas atividades e literalmente apagou todas as dublagens das séries que distribuía, entre elas Missão Impossível, Bonanza, Jornada nas Estrelas e muitas outras...

A Rede Manchete, em 1991, decide trazer a série novamente, já há tantos anos fora do ar, porém foi necessária ser feita uma redublagem, a qual ficou a cargo do extinto estúdio VTI Rio. Infelizmente, a crise financeira atingiu fortemente a Rede Manchete, causando a sua falência,  redublando apenas as duas primeiras temporadas.

 Somente em 1997, quando Jornada nas Estrelas foi exibida pelo canal a cabo USA é que a 3ª temporada foi redublada e exibida novamente, porém foram alterados todos os dubladores, com exceção de Márcio Seixas para o sr. Spock.



**A DUBLAGEM DA SÉRIE PELA AIC**

Inicialmente a série foi traduzida por Emerson Camargo, o qual fez um excelente trabalho, adaptando termos e expressões para a língua portuguesa, tais como: "dobra espacial", a qual a redublagem também utilizou. Emerson Camargo também foi o diretor que escalou os dubladores da 1ª temporada, porém sua saída repentina da AIC fez com que a série ganhasse outro tradutor e até dubladores.

Foram produzidos 79 episódios de Jornada nas Estrelas, entretanto, apenas 77 chegaram ao Brasil no final da década de 1960. O episódio "The Apple", da 2ª temporada e "And Children Shall Lead", da 3ª temporada, somente foram exibidos com a redublagem da série. Nunca encontramos a razão pela qual a distribuidora "esqueceu" de enviá-los.

Devido às péssimas condições de conservação do áudio pela distribuidora, foram perdidas as dublagens de:

*2 episódios da 1ª temporada: "Arena" e "The Return of the Archons"*
 *1 episódio da 2ª temporada: "The Omega Glory"*
 *4 episódios da 3ª temporada: "The Enterprise Incident", "For the World is hollow and i have touched the Sky", "The Day of the Dove" e "That Which Survives"*

Portanto, 7 episódios nunca foram exibidos pela TV Bandeirantes no início da década de 1980. A distribuidora Brás Continental não teve a competência necessária de conservar o áudio e , desde 1970 até 1982, aos poucos esses episódios ficaram praticamente inaudíveis. Assim, muitos fãs, com o advento do vídeocassete puderam gravar somente 70 episódios, mas mesmo assim, o episódio "A Arma", da 3ª temporada, só obteve uma exibição pela TV Bandeirantes, que resolveu não exibí-lo mais devido à péssima qualidade sonora.

Um trabalho primoroso da dublagem brasileira totalmente jogado fora, o qual a redublagem não conseguiu superar. Ressaltamos a qualidade dos dubladores, porém a mixagem dos sons deixou a desejar e a tradução , que prometia grandes alterações, se limitou a ser a mesma, apenas alteraram os títulos de alguns episódios !!!

Jornada nas Estrelas além de ter sido lançada em dvd,
em 2011 recebeu uma remasterização de alguns efeitos especiais, principalmente no visual dos planetas e da Enterprise. Atualmente, a série retornou pela Rede TV, aos sábados, no horário da meia-noite e meia.

Um clássico da televisão que, felizmente, graças aos seus fãs preservaram o áudio de muitos episódios, o qual já foi introduzido nas imagens de dvd.



**ELENCO – DUBLADORES**

*William Shatner como Capitão James T. Kirk (Emerson Camargo - Dênis Carvalho e Astrogildo Filho).
*Leonard Nimoy como Sr. Spock (Rebello Neto e Turíbio Ruiz).
*DeForest Kelley como Doutor Leonard McCoy (Neville George e João Ângelo).
*George Takei como Sr. Sulu (Eleu Salvaldor).
*Nichelle Nichols como Tenente Uhura (Helena Samara).
*James Doohan como Engenheiro Chefe Scott (Carlos Campanile).
*Walter Koening como Paval Chekov (Marcelo Gastaldi e Olney Cazarré).
*Grace Lee Whitney como Janice Rand (Magda Medeiros e Áurea Maria).
*Majel Barrett como Christine Chapel (Gessy Fonseca - Líria Marçal e Yolanda Cavalcanti).


Talvez, uma das dublagens mais saudosas que os fãs tem da AIC, seja a da série Jornada nas Estrelas, por diversas razões as quais já foram exauridas em comentários.

Aqui temos 3 vídeos de Jornada nas Estrelas. Cada um com a voz que fez o capitão Kirk: Emerson Camargo (vídeo 1), Dênis Carvalho (vídeo 2) e Astrogildo Filho (vídeo 3).

**Parabéns a todos os dubladores que participaram desta série!!

**Vamos relembrar essa excelente dublagem:

**VÍDEO 1 (Emerson Camargo):
video
**Episódio: "Amanhã é o Ontem" - 1ª Temporada**


**VÍDEO 2 (Dênis Carvalho):
video
**Episódio: "Cidade à Beira da Eternidade" - 1ª Temporada**



**VÍDEO 3 (Astrogildo Filho):
video
**Episódio: "O Espelho" -2ª Temporada**






***Marco Antônio dos Santos***

0 comentários:

Postar um comentário